O Momento Eureca
Numa pesquisa realmente revolucionária, é muito comum haver um momento de revelação, um momento no qual fica claro que uma descoberta tem o potencial de transformar a ciência e a medicina tal como as conhecemos. Esse é o momento “Eureca!”, com base no qual a Alnylam foi construída.
Vejam os nossos cofundadores Phil Sharp e Craig Mello, PhD, falando sobre a descoberta do RNAi e a fundação da Alnylam.
Como o Tratamento com RNAi funciona
O RNAi (RNA de interferência) é um processo celular natural de silenciamento de genes que representa uma das fronteiras mais promissoras e de rápido avanço no desenvolvimento da Biologia e de medicamentos atualmente.
O tratamento com RNAi traz uma nova classe de medicamentos que aproveita o processo biológico natural do RNAi. As moléculas de RNA de interferência de cadeia dupla (siRNAs), que medeiam o RNAi e constituem a plataforma de tratamentos da Alnylam, atuam no início do processo de silenciamento do RNA mensageiro (mRNA) (os precursores genéticos), que codificam as proteínas causadoras de doenças, impedindo, assim, que elas seja produzidas. Trata-se de uma abordagem revolucionária com o potencial de transformar o tratamento de pacientes portadores de doenças genéticas e outros tipos de doenças.
Nossos tratamentos com RNAi alavancam duas abordagens diferentes para possibilitar a entrega do siRNA: nanopartículoas lipídicas (LNPs) e conjugados GalNac.
Veja como a terapêutica com RNAi atua nas células.
5 características importantes de uma abordagem terapêutica de RNAi
O RNAi é atualmente considerado uma das fronteiras mais promissoras e de avanço rápido no desenvolvimento da Biologia e de medicamentos.
1. A capacidade de explorar uma via natural. O RNAi é uma via natural envolvida na regulação da expressão gênica de todas as células de mamíferos e é mediada por pequenos RNAs de interferência de cadeia dupla (siRNAs). Ao explorar essa via biológica, o tratamento com RNAi pode ser rapidamente desenhado para ser altamente seletivo.
2. Um mecanismo catalítico. O complexo de silenciamento induzido por RNA (RISC) é um complexo enzimático que medeia o silenciamento do mRNA e requer apenas um único siRNA para fazer a clivagem de um grande número de mRNAs alvo.
3. A capacidade de definir como alvo praticamente qualquer proteína. Em comparação com moléxulas pequenas e anticorpos (que compreendem a maioria dos medicamentos modernos), é possível desenhar siRNAs para o silenciamento de qualquer gene.
Essa capacidade sugere a possibilidade de desenvolver um tratamento de RNAi para proteínas que não se encaixem nas chamadas “classes de alvos que tenham grande capacidade de serem modulados por um possível fármaco”.
4. Atuando no início do processo. Os tratamentos com RNAi que estamos desenvolvendo têm o potencial de bloquear a produção de proteínas causadoras da doença.
Com o RNAi, acreditamos que seja possível atingir um nível compatível e regulável de redução da expressão da proteína na doença, não importando os níveis na circulação sanguínea, com possibilidade de controle da doença e intervenção médica. Para fins de analogia, a abordagem do RNAi é semelhante a interromper um fluxo “fechando a torneira”, em comparação com terapias tradicionais, que simplesmente “secam o chão com um pano”.
5. Simplificação da descoberta de candidatos a medicamentos. Acreditamos que a identificação de candidatos apropriados a medicamentos pode ser mais rápida usando o RNAi. Os candidatos a medicamentos de terapia RNAi podem ser identificados usando ferramentas bioinformatizadas para selecionar sequências complementares ao mRNA alvo. O processo de escolha de um candidato a medicamento baseado em RNAi inclui a síntese e o teste de siRNAs. Além disso, os principais candidatos a siRNA podem ser projetados para serem ativos em uma grande variedade de espécies, o que potencialmente simplifica a tradução dos dados do modelo animal para aplicações em doenças em seres humanos. Também podem ser aplicadas certas modificações químicas para conferir “propriedades semelhantes às dos medicamentos” aos siRNAs, tornando-os estáveis quando administrados na corrente sanguínea. Por último, abordagens para entrega do tratamento com RNAi em fase de pesquisa acabam de ser desenvolvidas para permitir um bom nível de silenciamento de genes-alvo de órgãos específicos, como os genes que são expressos no fígado.
Também observamos um nível altamente correlacionado de redução da expressão do alvo, observado em estudos com animais, em comparação com resultados em estudos clínicos humanos, que acreditamos que significarão, no tratamento com RNAi, a mudança da pesquisa pré-clínica para estudos clínicos. Por esses motivos, acreditamos que nosso tratamento experimental com RNAi representa uma abordagem altamente modular e reproduzível para a descoberta e o desenvolvimento de medicamentos.